Semana começa com chuva no Estado e baixa na temperatura

A semana começa com chuva e vai terminar com baixa na temperatura. Uma frente fria avança e traz chuva a partir desta segunda-feira (11/5) ao Estado. Atenção ao maior risco de tempestades entre Santa Maria, São Borja e São Luiz Gonzaga na madrugada desta terça (12/5), com muitas trovoadas, ventos fortes e eventual queda de granizo. As informações são da Somar Meteorologia divulgadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

A precipitação prossegue até quarta-feira (13/5), levando maiores acumulados ao entorno da Lagoa dos Patos, região Central e partes do Oeste e Noroeste do Rio Grande do Sul. A fronteira com o Uruguai será a área com menor acumulado. Posteriormente, a temperatura despencará pelo avanço de uma massa de ar polar.

Na quinta-feira (14/5), a mínima cai para cerca de 3°C na Campanha, com formação de geada. Na sexta-feira (15/5), além da Campanha, há previsão de geada na metade norte do Estado. A próxima chuva deve ocorrer por volta de 20 de maio. A maior frequência de chuva, mesmo de forma irregular, garante aumento da umidade do solo e instalação de pastagens de inverno e do trigo.

CONFIRA A PREVISÃO PARA A ÁREA DAS REGIONAIS DO IRGA

Central
A passagem de uma frente fria traz chuva entre esta segunda (11/5) e quarta-feira (13/5). Alerta ao maior risco de tempestades na próxima noite com fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h), muitas trovoadas e eventual queda de granizo. A simulação de modelos americano e brasileiro indicam elevado acumulado, acima de 80 mm à região. A partir da quinta-feira (14/5), o tempo seco retorna e a temperatura declina chegando aos 5°C na madrugada de sexta-feira (15/5). A próxima chuva é prevista a partir do dia 20 de maio.