Em Santa Cruz do Sul, casa geriátrica teve 9 pessoas confirmadas com Covid 19

Pelo menos nove pessoas entre pacientes, funcionários e prestadores de serviço foram diagnosticados com covid 19 nas duas sedes da clínica geriátrica Laranjeiras, em Santa Cruz do Sul. Em nota divulgada  domingo (10), a Secretaria Municipal de Saúde diz que investiga o óbito de uma pessoa que teve contato com frequentadores da geriatria e outros três casos confirmados de familiares ou pessoas que tiveram contato com contaminados.

Seis funcionários assintomáticos que cumprem isolamento nas próprias casas e duas idosas residentes da geriatria que estão internadas testaram positivo . Outra moradora está no hospital para um procedimento cirúrgico no ombro e também foi testada para covid-19, porém, ainda sem resultado divulgado. Além delas, um óbito é investigado

A administração das clínicas e a Secretaria de Saúde dizem que todos os 22 moradores das duas sedes farão testes PCR — que indica a presença do vírus no organismo — na segunda-feira (11). Ainda no final de semana foram realizados testes rápidos em seis funcionários e dois idosos.

A clínica Laranjeiras comunicou que visitas de familiares foram suspensas ainda em fevereiro e que todos funcionários seguem medidas de higiene e utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs).

A Secretaria Municipal de Saúde, em nota, aconselhou isolamento para as pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas ou sintomáticas.  Até as 19h deste domingo (10), Santa Cruz do Sul tinha 28 casos de covid-19. Outros 10 casos foram confirmados no município, mas são moradores de outras cidades (entre eles, pessoas ligadas à clínica geriátrica).

Confira a nota da Clínica Laranjeiras, na íntegra:

“A ILPI Laranjeiras Residencial para a Terceira Idade Ltda, vem a público dizer que desde que a OMS caracterizou o COVID-19 como Pandemia, todas as medidas de segurança orientadas pelas autoridades de saúde foram seguidas, dentre elas a restrição do contato dos residentes com o público exterior, a adoção de protocolos de sanitização mais agressivos, e a utilização de equipamentos de proteção pelos colaboradores.

Infelizmente o vírus não respeita normas e decretos e dois de nossos residentes resultaram positivo. Ambos residentes tem como circunstância comum a recente internação hospitalar e não tiveram contato entre si, pois ambos permaneceram isolados quando do retorno à instituição, e residem cada um em uma das sedes. Entre nossos trinta colaboradores, seis deles também testaram positivo, sendo que todos laboram em apenas uma das sedes, e que tiveram contato com apenas um dos residentes infectados. Tais fatos nos levam a suspeitar que os residentes contraíram a doença fora da instituição.

A instituição conta com assistência médica de profissional com larga experiência no atendimento em Unidades de Terapia Intensiva, estando totalmente apto a prestar a assistência primária aos idosos residentes. Nossa instituição seguirá com esforços conjuntos com as autoridades sanitárias e Ministério Público no sentido de prevenir e combater a COVID-19.”

Confira a nota da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, na íntegra

“O Município de Santa Cruz do Sul informa que recebeu o resultado de 10 exames positivos de Coronavírus realizados por laboratório. São 09 pessoas confirmadas com Covid-19 ligadas à Clínica Laranjeiras. Já foram tomadas medidas de investigação, inclusive com acompanhamento do Ministério Público. Três pacientes ligados também a Clinica estão internados no HSC. Será investigada presença do vírus nos suspeitos por PCR. 

Recomendamos às ILPIs que não recebam visitas neste domingo, dia 10. As informações em relação aos confirmados foram repassadas à *13 CRS e ao Estado. 

O Município já está adotando medidas no sentido de rastrear pessoas que supostamente tenham tido contato com os confirmados.”

 

 

fonte Gaúcha/ZH