Chegada do frio pode aumentar a circulação de vírus e bactérias

Segundo o Climatempo, uma grande e forte massa de ar frio de origem polar está se espalhando sobre o Brasil até a próxima segunda-feira (11). As baixas temperaturas trazem preocupação para alguns pneumologistas. Pessoas que já sofrem com problemas respiratórios, habitualmente nessa época apresentam mais crises – sejam crises de espirros, sinusites ou falta de ar.

“A chegada do outono e inverno é crítica para os problemas respiratórios, essa combinação de ar frio e mais seco nessa época do ano associada a maior combinação de poluentes, já que chove menos, faz com que esse ar irrite mais as nossas vias respiratórias”, comenta Mauro Gomes, chefe de equipe de pneumologia do Hospital Samaritano/SP e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP

Segundo o pneumologista, é uma época também que os vírus e as bactérias circulam com mais facilidade. E crianças e idosos ficam mais expostos nesses momentos.

“Este ano temos um agravante que é o novo coronavírus, e vimos que, nos países que esse vírus chegou no período do inverno a propagação foi maior”, afirma o pneumologista. “É o momento de redobrarmos os cuidados, como usar as máscaras e manter sempre a casa arejada e ventilada”, alerta.

 

 

 

 

fonte CNNBrasil