Novo decreto com distanciamento controlado será anunciado neste sábado, pelo Governador

O  decreto que adotará o modelo chamado de distanciamento controlado deverá ser anunciado pelo governador Eduardo Leite neste sábado (8), em manifestação em vídeo.  É preciso olhar com atenção para a palavra “previsão” pois o Piratini segue conversando com entidades diretamente afetadas pelas novas regras de restrição.

Os protocolos, em versão preliminar, foram enviados novamente para estes grupos a fim de que construam uma última análise. E, como vem fazendo desde o início da pandemia, Leite faz questão de ouvir todos os personagens envolvidos.

A partir desta perspectiva, a intenção é divulgar as novas regras e publicar o decreto sábado. Com isso, o novo texto entraria em vigor a partir de segunda-feira (11).

O modelo é chamado “distanciamento controlado” e permitirá a flexibilização ou endurecimento de regras com base no impacto semanal do coronavírus em cada uma das 20 regiões do Estado. De acordo com a proliferação do vírus e com a ocupação de leitos de UTI, será definida, semanalmente, uma bandeira de risco (amarela, laranja, vermelha e preta) para cada região.

As bandeiras mais claras indicam que a situação está mais controlada e, portanto, que as atividades podem funcionar com menos restrições. Na outra ponta, as bandeiras vermelha e preta indicam aumento da proliferação do coronavírus e menos vagas de UTI disponíveis, prevendo mais restrições. As bandeiras – e, portanto, as regras em cada região – serão atualizadas todos os sábados.

 

 

 

Fonte Gaúcha/ZH