Estado registrou 51 casos de dengue por dia na última semana

O Rio Grande do Sul registrou, em média, 51 novos casos de dengue por dia, na última semana. Foram 362 pessoas detectadas com a doença de 26 de abril a 2 de maio, chegando a 2.046 infectados desde o início do ano. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta quinta-feira (7).

Do total de contaminados, 1.702 tiveram contato com o mosquito Aedes Aegyptis em solo gaúcho. Apenas 344 são considerados importados, isso é, contraídos fora do Estado. Desde janeiro, a SES já confirmou quatro mortes por dengue – o maior número de vítimas fatais da doença desde 2015.

Os dados de 2020 apontam que este é o ano com maior número de casos autóctones desde 2016, quando foram registrados 2.073 infectados em território gaúcho. Em 2017 e 2018, para se ter uma ideia, não houve registro de pessoas contaminadas por dengue dentro do Estado.

De acordo com a SES, 77% das cidades gaúchas são consideradas infestadas pelo Aedes aegypti, vetor de dengue, zika e febre chikungunya O Noroeste é a região com a pior situação e também a que registrou as quatro mortes. Para as autoridades de saúde, o combate à proliferação do mosquito depende das ações da população para evitar as larvas do Aedes.

 

 

fonte Gaúcha/ZH