Inclusive nas ruas, máscaras serão obrigatórias a partir da semana que vem em Cachoeira

O prefeito Sergio Ghignatti confirmou  em entrevista ao Programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango, que decretará na próxima segunda-feira (11) o uso obrigatório de máscaras nas vias públicas de Cachoeira do Sul. A medida fará parte de um decreto que será elaborado durante o final de semana com base em medidas de enfrentamento ao novo coronavírus que o governador Eduardo Leite deve anunciar até esta sexta-feira (8), relacionadas ao distanciamento controlado por macrorregiões no Rio Grande do Sul.

Ghignatti lembrou que Cachoeira do Sul foi um dos primeiros municípios do Estado a tornar obrigatório o uso de máscaras nos ônibus do transporte coletivo urbano. Com a decisão de ampliar a utilização nas ruas, Ghignatti afirma que seu governo está se antecipando contra a disseminação acelerada do coronavírus no município. “Todas as medidas que estamos adotando, inclusive proibindo a retomada das atividades de empresas de alguns setores, são medidas muito amargas, mas necessárias. Temos de preservar vidas. Nós não somos sádicos, sabemos que há empresas e pessoas em dificuldades financeiras, mas temos a obrigação de priorizar a vida”, salienta Ghignatti.

Ghignatti explicou na Rádio Fandango que, num primeiro momento, o objetivo não será punir quem porventura descumprir o decreto de obrigatoriedade do uso de máscaras nas ruas. “Queremos que inicialmente as pessoas se conscientizem, que o uso de máscaras passa a ser lei em Cachoeira”, explicou o prefeito, não descartando a possibilidade de sanções num segundo momento.

O uso de máscaras é apontado por infectologistas e demais especialistas como uma ferramenta eficiente na contenção da propagação comunitária do vírus. Além disso, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, evitar aglomerações e o contato físico entre as pessoas e o distanciamento também são fundamentais para conter a disseminação do novo coronavírus.

 

 

 

 

Fonte Rádio Fandango FM/ Milos Silveira O Correio