Judiciário gaúcho doa computadores para televisita em presídios

Colaborar no combate à disseminação do coronavírus no sistema prisional. Com este objetivo, o Presidente do TJRS, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, assinou a doação de 150 microcomputadores usados, em bom estado de conservação, para a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAPEN). O material será utilizado no projeto de televisitas que está sendo implantado no Estado.

A entrega dos microcomputadores foi realizada na tarde desta quinta-feira (24/4) por servidores do Departamento de Material e Patrimônio do TJRS.

Segundo o Diretor-Geral do TJRS, Sandro Correia de Borba, a doação atende um pedido formal do Secretário do SEAPEN, Cesar Faccioli. Além de fazer parte de uma série de ações de destinação de recursos do Judiciário, como as verbas de penas pecuniárias, no combate ao enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Conforme o Diretor-Geral do SEAPEN, Andrei Nunes, os equipamentos serão destinados a todas as penitenciárias que apresentarem condições técnicas para implementação das televisitas. Atualmente, o Estado possui o sistema em três penitenciárias: a de Porto Alegre, Canoas e Charqueadas.

Destinação de recursos para combate ao Coronavírus

Além dos computadores, a  SUSEPE recebeu do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), R$ 600 mil para investimentos em ações de combate ao Coronavírus no âmbito do sistema prisional gaúcho. Nesta semana, também foi destinada bobina para confecção de 10 mil máscaras de proteção produzidas por detentos.

Além disso, através da destinação de penas pecuniárias, já foram repassados mais de R$ 12 milhões para a área da saúde para o combate ao Coronavírus. Confira as instituições e entidades beneficiadas : tabela.