32º FEGAES é adiado para novembro de 2021

A comissão organizadora do Festival Gaúcho Estadual Estudantil (Fegaes) emitiu uma nota nesta segunda-feira (13) comunicando sobre o adiamento da edição deste ano para 2021. A coordenadora e presidente do Instituto Cultural Riograndense, Vera Balardin, justifica a decisão pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). “Hoje tenho uma mensagem muito importante para passar para vocês. Mensagem esta, que jamais imaginei que um dia eu teria que fazer. E a faço com o coração muito sereno diante dos dias tristes que estamos vivendo e tendo que conviver”, lamenta Vera. A programação estava prevista para ocorrer em novembro.

De acordo com a nota, o Coronavírus “chegou e está ceifando milhares de vidas”, “quebrando nossa  economia” e “já prejudica drasticamente o ano escolar”. “Esta epidemia já gera desemprego e prejuízo a milhares de famílias. A epidemia está levando empresas a falências e trucidando com as receitas públicas.”, acrescenta a nota do Fegaes. “A nossa 32ª edição do Fegaes 2020 já está sendo afetada. Muitos não terão como participar”, completa a coordenadora.

Vera Balardin comenta na nota que organizadores, apoiadores, participantes, diretoria do Instituto Cultural Riograndense e o gestor cultural voluntário, Leandro Balardin, tomaram uma decisão unânime. “A 32º edição do Fegaes 2020 vai ter de ficar para 2021, para os dias 26 a 28 de novembro. Não há porque insistir. A hora é de cuidarmos das nossas famílias, empregos e economia”, avalia a coordenadora no decorrer da nota.

O Fegaes passa a dispensar o uso de ajudas de patrocínios e auxílio público. “Até porque será muito difícil e incoerente. As empresas, a economia e o poder público terão outras prioridades”, acentua Vera. “É coerente e muito justo, que agora, entendamos a realidade”, enfatiza. “Por fim, queridos amigos e comunidade, este ano, vamos nos recolher, nos proteger e se o Patrão do Universo permitir, voltaremos mais fortes em 2021”, finaliza.