Colheita do arroz já atinge 71,9% no RS

Mais uma semana de evolução na colheita de arroz no Estado permitiu aos produtores gaúchos chegarem a 71,9% da área em cultivo da atual safra 2019/2020. Totalizando os dados de levantamento dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Rio Grandense do Arroz localizados nas principais cidades arrozeiras do RS, a Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) também divulga nesta semana as parciais de produtividade média por regional.

Faltando pouco mais de 11% para colher, a regional Fronteira Oeste do Irga lidera a produtividade média, com 9.246 quilos por hectare. Com dois terços da área colhida, a produtividade da Zona Sul está em 8.978 kg/ha. A seguir, a região da Campanha, faltando colher um quarto da área em produção, está com 8.336 kg/ha.

A Planície Costeira Externa, ao alcançar praticamente 71% da colheita, apresenta uma produtividade média informada pelos produtores de 7.958 kg/ha, o que praticamente não difere da Planície Costeira Interna, com 7.987 kg/ha e 67,17% da área colhida. Por fim, a regional onde a colheita está mais atrasada, devido às condições climáticas desfavoráveis na época da implantação das lavouras, é a Central, com 43,36% e uma produtividade média de 8.096 kg/ha.