HCB recebe cloroquina para tratamento de pacientes com coronavírus

O Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul recebeu, nesta segunda-feira (6), 500 doses de difosfato de cloroquina. O Ministério da Saúde iniciou a distribuição aos Estados no dia 27 de março e publicou uma nota informativa que trata do uso da Cloroquina como terapia adjuvante no tratamento de formas graves do COVID-19. As 500 doses poderão ser utilizadas no tratamento de 25 pacientes. O HCB será referência para armazenamento e distribuição para os municípios da 8° Coordenadoria Regional de Saúde.

O protocolo prevê cinco dias de tratamento e é indicado apenas para pacientes hospitalizados. De acordo com a nota técnica, a cloroquina e hidroxicloroquina podem complementar os outros suportes utilizados no tratamento do paciente no Brasil, como assistência ventilatória e medicações para os sintomas, como febre e mal-estar. Tanto a cloroquina e a hidroxicloroquina não são indicadas para prevenir a doença e nem tratar casos leves.

O Ministério da Saúde irá deixar ao alcance do profissional médico caso ele entenda que o paciente grave possa se beneficiar com o uso. “Esse medicamento já provou que tem ação na evolução do ciclo do vírus, mas os estudos em humanos estão em curso. Essa é uma alternativa terapêutica que estamos dando aos profissionais de saúde para tratarmos esses pacientes graves que estão internados disse recentemente o Ministro da Saúde