Programa Jovem RS oferece ferramentas digitais de aprendizagem durante a suspensão das aulas

Com o intuito de ofertar um conteúdo inovador, que desperte a criatividade e protagonismo dos estudantes, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, está disponibilizando, de forma gratuita, por um prazo de pelo menos de 30 dias, a contar da última sexta-feira, 20 de março, uma série de ferramentas educacionais com temáticas extracurriculares alinhadas à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O site pode ser acessado através do link https://sites.google.com/educar.rs.gov.br/jovemrsconectadonofuturo/programa-jovem-rs-conectado-no-futuro.

A iniciativa, que poderá ser ampliada para até 60 dias, conta com materiais sobre robótica educacional, programação, educação financeira, educação empreendedora, computação, tecnologia, eletroeletrônica, ciência, matemática, biologia, além de leituras virtuais e vídeo aulas de assuntos diversos.

“Considerando o combate à disseminação do coronavírus e a medida de prevenção que suspendeu as aulas nas escolas públicas da Rede, estamos oportunizando a utilização de recursos digitais que irão enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas durante este período”, destaca o secretário estadual da Educação, Faisal Karam.

A Seduc sugere que os professores, com apoio destas plataformas, organizem atividades educativas para que os alunos tenham acesso, no computador ou no celular, com momentos diários de aprendizado, leituras, pesquisas, videoaulas, infográficos, mapas, animações, plataformas e games. A Seduc entende que nem todos os estudantes têm acesso digital nas suas casas. Para estes, mediante um planejamento do professor, pode-se indicar programas educativos na TV e rádio e também fornecer alguns livros da biblioteca escolar.

Converse com a Fandango