Descartado mais um caso suspeito de coronavírus em Cachoeira

Foi descartada a suspeita de coronavírus em um homem de 53 anos. Em Cachoeira do Sul, permanecem suspeitos 3 casos: sexo feminino, 33 anos e sexo masculino, 33 anos  e outro masculino, 58 anos, com Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, com internação hospitalar. Os demais 2 casos suspeitos permanecem em isolamento aguardando resultado de exames.

Município

Suspeitos

Descartados

Cachoeira do Sul

        3

7

As medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus são: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos; identificação e isolamento respiratório dos acometidos pela COVID-19 e uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais de saúde.

O período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente doente e o início dos sintomas, é, em média, de 5 dias para a COVID-19. Em raros casos, o período de incubação chegou a 14 dias.

Aproximadamente 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento respiratório domiciliar; 15% necessitam internamento hospitalar fora da unidade de terapia intensiva (UTI) e menos de 5% precisam de suporte intensivo.

Provavelmente os primeiros 3 a 5 dias de início dos sintomas são os de maior transmissibilidade. Por isso, casos suspeitos devem ficar em isolamento respiratório, desde o primeiro dia de sintomas, até serem descartados.