Sociedade de Medicina de Cachoeira emite nota sobre coronavírus

Em assembléia extraordinária, os médicos integrantes da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cachoeira do Sul (SOMECI) e do Corpo Clínico do HCB posicionam-se de que em virtude da declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde e pela situação  calamitosa já vista em inúmeros outros países e estados do nosso país, urge a necessidade de isolamento social.

Orientamos que apenas deixem seus domicílios para atividades de extrema necessidade como compra de alimentos e medicamentos. Tal atividade deve ser desempenhada preferencialmente pelo membro da família/residência que não se enquadre nos fatores de risco.

Orientamos evitar aglomerações de quaisquer natureza como festas, reuniões sociais, cultos religiosos, academias, salão de beleza, etc.

Evitem agendar consultas para queixas crônicas, para atendimentos de rotina, para solicitação de exames.

As cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não configuram urgência estão canceladas. Serão mantidos os procedimentos obstétricos, traumatológicos e neurológicos urgentes, assim como cirurgias oncológicas. Todas as cirurgias urgentes seguirão sendo realizadas com a mesma presteza e qualidade.

Estamos em um momento de exceção!

Momento de repensar atitudes e hábitos, pensar no coletivo.

Moramos em uma cidade de recursos limitados e nossa melhor estratégia nesse momento é minimizar o impacto do coronavírus reduzindo sua velocidade de propagação para que talvez dessa forma possamos ofertar os recursos de saúde a todos que necessitarem.

SOMECI (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cachoeira do Sul)/Corpo Clínico HCB