Saúde de Cachoeira monitora mais um caso suspeito de coronavírus

Em Cachoeira do Sul, três casos foram descartados por exames laboratoriais, sexo feminino, 29 anos, sexo masculino, 67 anos e sexo feminino, 76 anos. Permanecem suspeitos 3 casos, masculino, 37 anos e feminino, 38 anos, ambos viagem para o México, e mulher de 22 anos, viagem para SP. 

E mais um caso foi notificado hoje, sexo masculino, 54 anos, viagem para o Uruguai, com sintomas leves, todos casos suspeitos permanecem em isolamento aguardando resultado de exames, todos são casos importados ao nosso município.

Município

Suspeitos

Descartados

Cachoeira do Sul

4

3

As medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus são: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos; identificação e isolamento respiratório dos acometidos pela COVID-19 e uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais de saúde.

O período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente doente e o início dos sintomas, é, em média, de 5 dias para a COVID-19. Em raros casos, o período de incubação chegou a 14 dias.

Aproximadamente 80 a 85% dos casos são leves e não necessitam hospitalização, devendo permanecer em isolamento respiratório domiciliar; 15% necessitam internamento hospitalar fora da unidade de terapia intensiva (UTI) e menos de 5% precisam de suporte intensivo.

Provavelmente os primeiros 3 a 5 dias de início dos sintomas são os de maior transmissibilidade. Por isso, casos suspeitos devem ficar em isolamento respiratório, desde o primeiro dia de sintomas, até serem descartados.

Equipe Vigilância Epidemiológica – DVS

Fonte:

* Plano de Contingência e Ação estadual do Rio Grande do Sul para Infecção Humana COVID-19, Rio Grande do Sul, Fevereiro de 2020 (Versão 8 – 16/03/2020)

* Informe da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) sobre o novo Coronavírus (Atualização de 12/03/2020)

* Informe Epidemiológico COVID-2019, Centro de Operações de Emergências do Rio Grande do Sul/ COERS (Atualização 16/03/2020)

Converse com a Fandango