Rio Grande do Sul já registra 18 casos de sarampo em 2020

O número de casos confirmados de sarampo em 2020 no Estado subiu de 11 para 18. Os dados, divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), contabilizam diagnósticos realizados até esta quinta-feira (13). Somados aos números do ano passado, o Estado já teve 114 pessoas infectadas  desde janeiro de 2019. Além dos sete novos casos deste ano, a SES ainda atualizou os números do ano passado, com mais duas confirmações. Após cinco anos livre do vírus, o sarampo voltou a ser identificado em território gaúcho em 2018.

Do total de casos em 2020, oito estão localizados em Sapucaia do Sul , cinco em Gravataí , três em São Leopoldo, um em Porto Alegre e um em Cachoeirinha. Ao todo, 15 municípios do Estado tiveram pessoas infectadas desde 2019.

Das sete confirmações que entraram na lista, duas são de irmãos gêmeos, com seis meses de idade, naturais de Gravataí. Além destes, três jovens, de 17, 25 e 27 anos, foram diagnosticados com sarampo em São Leopoldo, após terem contato com um dos infectados de Sapucaia do Sul. Nesta última cidade, mais dois casos foram confirmados, de pessoas com 17 e 19 anos que participaram de um mesmo evento no qual havia pessoas contaminadas com a doença.

No Rio Grande do Sul, conforme dados da SES, 80% dos casos confirmados ocorreram em indivíduos não vacinados ou com esquema incompleto.

Por conta da falta de vacinação por parte de uma parcela da população, o governo federal lançou, na última segunda-feira (10), a terceira etapa da campanha de imunização  contra a doença. Desta vez, o foco são pessoas de cinco a 19 anos. No Rio Grande do Sul, o público-alvo é estimado em 245 mil.

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH