Projeto mostra que o Rádio é o meio de comunicação mais presente no Brasil
O projeto Atlas de NotÃcia, que faz um levantamento sobre a presença de meios de comunicação em todo o paÃs, foi divulgado no final do ano passado e mostra fenômeno marcado pela conjunção do fechamento de veÃculos impressos, a migração para o meio digital e o aumento dos chamados desertos de notÃcias, municÃpios sem a presença registrada de veÃculos jornalÃsticos. O estudo, realizado pelo PROJOR em parceria com a Abraji, Intercom e 22 escolas de jornalismo com o apoio do Facebook Journalism Project, mostra a relevância do Rádio como principal meio de propagação de notÃcias jornalÃsticas.
Segundo o estudo, foram mapeados 13.732 veÃculos em todas as regiões do paÃs. O segmento mais expressivo é o Rádio, que corresponde a 35,5% do total; em seguida, vem impresso (29%), online (25,8%) e televisão (9,8%). Essa predominância do Rádio está atrelada a outro dado do Atlas: dentre os 331 veÃculos jornalÃsticos fechados nos últimos meses, 60% eram impressos.
Com essa queda, os desertos de notÃcias avançam no paÃs. Cerca de 62% dos municÃpios brasileiros não têm a presença de nenhum veÃculo jornalÃstico, enquanto 19,2% são considerados “quase desertos”, onde existem até dois veÃculos. Essas regiões abrigam aproximadamente um terço da população brasileira.
“Os dados agora reunidos pelos pesquisadores do Atlas da NotÃcia, com apoio de 193 colaboradores voluntários de escolas de jornalismo das cinco regiões do paÃs, são uma base consistente para que pesquisadores de todo o Brasil possam orientar novas investigações,” diz Sérgio Lüdtke, editor do Comprova.
“Esses dados permitirão detectar os caminhos trilhados mais recentemente pelo jornalismo e identificar necessidades das comunidades e oportunidades futuras que se abrem para os jornalistas profissionais no Brasil”, completou Lüdtke.
Além dos dados, que possibilitam uma avaliação do estado do jornalismo local no Brasil, a edição deste ano inclui também a publicação de uma API (Interface de Programação de Aplicativos). “Trata-se de um recurso muito utilizado por empresas de tecnologia, mas ainda pouco implementado dentro do segmento jornalÃstico”, disse Sérgio Spagnuolo, coordenador do Volt Data Lab e responsável pela realização do trabalho.
“Esta ferramenta permitirá a implementação de aplicações, automatização de análises e gráficos e facilitação do uso dos dados do Atlas por pesquisadores”, frisou Spagnuolo.
As informações completas do Atlas da NotÃcia estão disponÃveis aqui.