Revisão do Plano Diretor conta com 5 estagiários da UFSM

Os cinco estagiários selecionados pela Prefeitura Municipal para participar da revisão e da construção do Plano Diretor começaram trabalhar nesta semana na sala onde estão concentradas as atividades referentes ao documento, junto à Secretaria Municipal de Planejamento.

Somado ao trabalho que já vinha sendo realizado desde o mês de abril de 2019, os estagiários receberam um cronograma e uma lista de atividades a serem desenvolvidas que farão parte da base de dados a ser analisada. O cronograma foi apresentado aos alunos pelo Grupo Técnico que já vinha trabalhando na revisão, composto por servidores municipais e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Transportes e Logística. Os prazos foram adaptados à exigência do Ministério Público que pediu para que o documento fosse remetido à Câmara de Vereadores até dezembro de 2020.

A revisão do Plano Diretor passará por três grandes fases: a primeira será a consolidação da base de dados, em março, que culminará na primeira audiência pública; após será a fase da análise de dados, que deverá ser concluída no final de julho e que resultará na segunda audiência pública; a terceira e última fase será a produção do documento técnico parcial que será levado para a terceira audiência pública. Depois desta audiência pública, será feita a redação final que será remetida à Câmara de Vereadores.

O Grupo Técnico seguirá se reunindo às terças-feiras e os estagiários apresentarão relatórios semanais das atividades desenvolvidas. Servidores das secretarias municipais, que compõem a Equipe Multidisciplinar, também estão coletando informações, até o final de janeiro, para a base de dados.

 

Estagiários – Os alunos da UFSM selecionados para trabalhar são Willian André Kipper (Arquitetura e Urbanismo), Tailor Johann Bueno (Arquitetura e Urbanismo), Marceli Adriane Schvartz (Engenharia de Transportes e Logística), Caroline Alves da Silveira (Engenharia de Transportes e Logística) e Natállia Noronha Aenlhe Corrêa (Arquitetura e Urbanismo). Na terça-feira, o prefeito Sergio Ghignatti foi até a sala preparada para receber os estagiários juntamente com o vereador Pedro Silvino (Jarrão) que destinou uma emenda impositiva de 13 mil reais para a compra de computadores para a revisão do Plano Diretor.

Blog – A revisão do Plano Diretor de Cachoeira do Sul está sendo documentada através de um blog criado e alimentado pela equipe responsável pela revisão. O blog pode ser acessado pelo endereço planodiretorcs.wixsite.com/revisao e nele os internautas poderão encontrar fotos, informações e dados a respeito do trabalho desenvolvido e como ele interfere na vida dos cidadãos.