O Windows 7 deixará de receber suporte técnico a partir desta terça-feira

O sistema operacional para computadores Windows 7, um dos mais populares da última década, deixará de receber suporte técnico a partir desta terça-feira, 14 de janeiro de 2020, o que tornará aqueles que continuarem a usá-lo mais vulneráveis ​​a ataques de hackers.

Um em cada quatro computadores no mundo continua operando com o Windows 7, embora a Microsoft já tenha alertado há um ano que no início de 2020 deixaria de atualizar o sistema com novos patches à medida que os potenciais fossem descobertos. ataques ou fraquezas no software.

Seus usuários não terão escolha a não ser atualizar o sistema para o Windows 10, um passo que muitos relutam em dar, apesar dos ultimatos que a tecnologia vem dando desde 2016.

“Com o início de 2019, todos estabelecemos objetivos pessoais. Para quem trabalha em ciência da computação, é hora de pensar em ambientes de trabalho modernos e fortalecidos em um mundo conectado”, explicou Brad Anderson , vice-presidente corporativo da empresa , no blog da Microsoft. .

Como você pode atualizar o sistema e quanto custa?

O Windows deve notificá-lo automaticamente de que uma atualização está disponível para que você não precise verificá-la, explica a empresa em sua página de ajuda. Mas isso só acontecerá se você tiver as atualizações automáticas ativadas.

Se você deseja procurá-los manualmente, selecione o botão “Iniciar” e siga as etapas abaixo:

  • Vá para “Configurações”
  • Pesquisa “Atualização e segurança”
  • Selecione “Windows Update”
  • Clique em “Verificar atualizações”

Até 29 de julho de 2016, a atualização era gratuita. Foi um incentivo da Microsoft para seus usuários mudarem para o Windows 10.

Você pode comprar o Windows 10 no site da Microsoft. Os preços variam dependendo da versão inicial (de US $ 139) para usuários domésticos; Pro (de US $ 200) para pequenas empresas; o Pro for Workstations (de US $ 309) para usuários avançados e empresas que precisam de recursos adicionais.

Após a instalação, os processos de atualização entre as versões do Windows 10 são gratuitos, explicou Miller Capera R., um agente da Microsoft, no fórum de perguntas da empresa.

“Isso significa que, se você já possui o Windows 10 instalado no seu computador, as versões posteriores serão gratuitas ” , afirmou o técnico.

Como você pode fazer um backup?

Antes de reinstalar o Windows, é aconselhável fazer um “backup” ou backup de seus arquivos, algo que, infelizmente, muitos lembram quando é tarde demais.

A Microsoft chama essa opção “Backup e restauração (Windows 7)”. Você pode encontrá-lo no “Painel de Controle” do seu computador. O aplicativo é usado para criar novas cópias ou restaurar cópias existentes, e pode levar alguns minutos.

Antes de fazer isso, faça uma lista dos arquivos que deseja salvar e depois acompanhe os arquivos enquanto cria o disco. Pense nas imagens, documentos, dados e contatos que você não deseja perder,o Ideal  seria salvar a cópia em um disco rígido externo.

Por que você deveria dizer adeus ao Windows 7?

É possível que agora a Microsoft seja novamente vítima de seu próprio sucesso e experimente o que já aconteceu com o Windows XP , um sistema tão querido por seus usuários que poucos se atreveram a atualizá-lo para o Windows Vista, quebrando os prazos que a tecnologia precisava. estender novamente e novamente.

E é que o Windows Vista foi criticado como agora é o Windows 10, cujas falhas despertaram a raiva de um grande número de usuários da Internet.

Na verdade, a resistência à alteração do sistema operacional também pode representar um problema para os usuários.

Ao insistir em continuar usando um sistema que não oferece mais de si mesmo, você pode comprometer a segurança do computador , pois os hackers aproveitam os “buracos” e as vulnerabilidades dos sistemas que não recebem mais atualizações.

“No momento, as preocupações com segurança são a principal razão para a atualização para um desktop moderno”, disse Anderson, acrescentando que o roubo de senhas e a segurança dos dados são alguns dos riscos.

A Microsoft já estendeu o Windows 10, estendendo a data de “morte” do suporte operacional em até cinco anos e não está disposto a continuar estendendo a licença.

O Windows 7 finalmente chegou ao fim. E é melhor dizer adeus.