Sarampo já circula no Rio Grande do Sul

O mais recente boletim epidemiológico a respeito do quadro do sarampo no Rio Grande do Sul divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) ligou o sinal de alerta na saúde pública. Pela primeira vez desde o início do surto da doença no Brasil, se constatou a circulação do vírus em território gaúcho. No total, já são 23 casos confirmados de sarampo no Estado.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) notificou 351 casos suspeitos de sarampo e 125 de rubéola até o dia 19 deste mês. Desse total, 418 foram descartados (87,8%), 23 foram confirmados para sarampo (4,8%) e 35 (7,3%) permanecem em investigação.
Em relação à atualização anterior, com dados compilados até o dia 12 de outubro, houve um acréscimo de seis casos de sarampo: quatro em Cachoeirinha, um em Ijuí, e um em Canoas. As 23 ocorrências já confirmadas da doença foram registradas nos municípios de Porto Alegre (9), Cachoeirinha (6), Gravataí (4), Ijuí (2), Dois Irmãos (1) e Canoas (1).
Os novos casos de Cachoeirinha são uma criança de quatro meses, sua mãe de 19 anos e duas estudantes do Ensino Médio, ambas com 19 anos (nenhuma das pessoas infectadas apresentou registro de vacina). A nova ocorrência de Ijuí, um homem de 26 anos de idade, esteve em contato com o caso já confirmado anteriormente no município do Noroeste gaúcho e não possui registro de vacina. Já o caso de Canoas, na Região Metropolitana, é de um homem de 46 anos também sem registro de vacinação. Como nenhum dos casos apresentou histórico de viagem para fora do Rio Grande do Sul, o CEVS confirma que o vírus do sarampo já circula em território gaúcho.