17 casos de sarampo já foram registrados no Estado

O sarampo, que voltou a ser registrado no ano passado no Rio Grande do Sul, está expandindo a circulação no Estado. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou,  mais dois casos de pessoas infectadas pela doença — com isso, o total de registros chega a 17 este ano.

Os doentes são uma criança de cinco meses, de Gravataí, e um morador de Porto Alegre de 23 anos. Até agora, os registros estão concentrados em cinco municípios: Porto Alegre (9), Gravataí (4), Cachoeirinha (2), Dois Irmãos (1) e Ijuí (1). Outros 22 casos estão em investigação.

Do total, 11 pessoas que contraíram a doença não estavam vacinadas ou tinham o esquema incompleto de vacinação. A imunização é disponibilizada gratuitamente na rede pública para pessoas entre seis meses e 49 anos. Para conter o avanço da doença, está em andamento uma campanha de vacinação

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para a investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

A forma mais eficiente de prevenção contra a doença é a vacinação, oferecida gratuitamente nos postos de saúde. Para reforçar a imunização contra o sarampo, está em andamento no país uma campanha de vacinação.

Neste  sábado (19), ocorre o Dia D, com postos de saúde abertos em todo o Estado