Alunos do PROERD se tornaram PMs e agora são instrutores da Brigada Militar sobre o tema

Ainda na infância, três meninos e uma menina receberam o apoio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Brigada Militar (BM). Agora, a semente de cidadania plantada no passado também irá gerar frutos que alimentarão o cuidado com outros jovens no futuro.

Aquelas quatro crianças hoje são policiais militares e terão a oportunidade de retornar às salas de aula para retribuírem os ensinamentos. Os soldados Vinícius Cardoso Vieira do 6°BPM, em Rio Grande, Cléber Pinto Pastorini (9°BPM), Cássia Luana Cristofari Margarin (9° BPM) e Jean Michel Bretscnheider Ferreira (1° BPM), os três em Porto Alegre, integram a turma de 36 PMs, de diversos batalhões espalhados pelo Rio Grande do Sul, que serão capacitados para atuar como novos instrutores do programa.

O Curso de Formação de Instrutores do Proerd da Brigada Militar teve início no dia 23 de setembro e vai até 4 de outubro. As atividades ocorrem na Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFes), na avenida Coronel Aparício Borges.

Proerd é o nome adotado no Brasil para aplicação do currículo baseado na metodologia da Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), organização americana fundada em 1983 e que desenvolve programas contra as drogas em mais de 50 países. O diferencial desta edição da formação de instrutores é a presença de dois oficiais americanos, diretores da (D.A.R.E.), Rafael Morales e Ruel Fuentecilla, que estão em Porto Alegre para supervisionar o curso. Eles irão avaliar se o Centro de Treinamento Internacional do Proerd da BM segue preenchendo os protocolos de formação para renovar a chancela da corporação para conduzir as atividades do Proerd/D.A.R.E no Rio Grande do Sul.

“Sou lá de Rio Grande, e o bairro de onde eu estudava e tive aula do Proerd era bem complicado, era muita violência, muita droga. E eu poder fazer esse link com os estudantes de que consegui, ao participar do Proerd, superar isso, é uma forma concreta de exemplo, não algo abstrato, distante. Eu estava lá, agora estou aqui”, afirma o soldado Vieira. “É uma sementinha plantada lá na minha infância quando tive o primeiro contato com a Polícia Militar, por meados de 2003, o que fez com que me apaixonasse pela profissão e agora esteja aqui”, conta a soldado Cássia.

“Quando criança não se tem tanta noção, mas a participação nas brincadeiras e nas atividades feitas em aula com certeza vale muito a pena e faz com que a gente cresça muito mais”, acrescenta o soldado Pastorini.
“Temos sempre que querer mais. O que a gente puder auxiliar a sociedade a se desenvolver, temos que estar disposto”, completa o soldado Ferreira, sobre o novo passo na carreira como agente do Proerd.

A formatura dos novos instrutores será dia 4 de outubro, às 10h30, no auditório desembargador Márcio Oliveira Puggina da Associação dos Juízes do RS (Ajuris), no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. O evento é aberto ao público.

Trajetória de 31 anos

O Proerd foi iniciado no Estado pela BM em 1998 e, atualmente, a instituição tem 852 instrutores habilitados. Desde o início do programa, já são 11.263 turmas e mais de 1 milhão de alunos formados, 3.048 escolas visitadas e 300 municípios abrangidos.

O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd), no Brasil, é organizado pela Câmara Técnica Nacional, vinculado ao Conselho Nacional de Comandantes-Gerais. Tem o objetivo de desenvolver uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado (instrutor Proerd), professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade para prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência no ambiente escolar.

No Rio Grande do Sul, o Proerd é aplicado pela Brigada Militar na rede escolar do Estado. Visa alcançar estudantes do 5º ao 7º Ano, da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como para jovens do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Estado, a fim de complementar um ciclo de proteção integral em prevenção primária, proporcionando um currículo educacional de prevenção direcionado aos pais ou responsáveis dos alunos do Proerd e adultos interessados em geral. Todos os currículos são aplicados com técnicas pedagógicas e materiais didático específicos, definidos pela Coordenação Estadual, seguindo as normas e preceitos da Câmara Técnica Nacional do Proerd.