Estado contabiliza mais dois casos de sarampo

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta sexta-feira (27), mais dois casos de sarampo no Estado Com isso, o número de infectados chega a nove neste ano no Estado. Os dois casos recentes são de moradores de Porto Alegre que possuem histórico de viagem a locais com circulação do vírus. Conforme a SES, as medidas de bloqueio já foram realizadas, com a vacinação das pessoas próximas.

Considerada uma doença infecciosa grave, o sarampo é causado por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas infectadas. Os novos casos no Estado são de uma mulher de 67 anos que esteve em contato com o vírus durante viagem à Itália. O outro foi de um homem de 36 anos que teve contato com um dos outros sete casos em território gaúcho. De confirmações, apenas uma é de fora de Porto Alegre, sendo um morador de Dois Irmãos.

A SES alerta que qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para investigação, principalmente aqueles que estiveram recentemente em viagem a locais com circulação do vírus. Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às secretarias municipais de saúde ou para o Disque Vigilância, no telefone 150.

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH