Maria Fumaça das Missões entra em operação

Turistas e moradores da região das Missões conheceram, nesse final de semana, uma nova atração turística: o passeio do Trem das Missões. A locomotiva Maria da Fumaça, com 10 vagões, levou o público para uma viagem ao tempo, contando a história da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Em um trajeto de 55 km, os passageiros lembraram e conheceram um pouco mais sobre o passado dos imigrantes, dos municípios da região e da cultura gaúcha.

A atração oferece roteiros de Santo Ângelo a Catuípe e Catuípe a Ijuí, assim como há saídas de Santo Ângelo a Catuípe e Ijuí a Catuípe.

A atração turística é experimental, com chances de se tornar permanente. A intenção do projeto é o fortalecer o desenvolvimento do turismo regional, segundo os organizadores. Os passeios ocorreram na sexta, sábado e domingo, e seguem na próxima semana, dias 28 e 29 de setembro.

O valor do bilhete é R$ 70 para adultos e R$ 66,50 para crianças. Menores de cinco anos não pagam passagem. Os bilhetes podem ser adquiridos através do site da Maria Fumaça ou em pontos de venda nos municípios parceiros. O Trem das Missões é um projeto do Ministério Público Federal (MPF), Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e prefeituras de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí.