Professor Maurício Anony assume o Marista Roque

A noite desta terça-feira, 17, foi marcada por emoção, agradecimentos e o início de um novo ciclo. Na oportunidade, David Hatsek se despediu da direção do Marista Roque, após 18 anos de contribuição à unidade. Nesta semana, ele encarrega-se do desafio de estar à frente do Colégio Marista Assunção, em Porto Alegre.

Com a transição, o Marista Roque recebe novamente o cachoeirense Maurício Vargas Anony; desta vez, como diretor da instituição. Sua primeira passagem pelo Colégio aconteceu no período de 1994 a 2005, quando atuou como Professor de Informática e Coordenador de Informática. Para assumir a gestão ao lado do atual vice-diretor, Samir Miguel, Maurício deixou a função de gestor no Marista Graças, na cidade de Viamão.

A solenidade de posse, realizada no Salão de Atos do Colégio, foi prestigiada com o carinho e o reconhecimento de familiares, amigos, educadores, estudantes e representantes da Gerência Educacional da Rede Marista. Como forma de homenagem e também de boas-vindas ao novo diretor, estudantes que integram o Departamento de Educação Artística e Cultura (Deac), representaram um trecho da peça “O Pequeno Príncipe”, ressaltando a importância da nossa responsabilidade para com as pessoas que cativamos ao longo da vida.

Além disso, a música “Ciclo sem Fim”, tema do filme “O Rei Leão”, também foi interpretada no palco. Estudantes/atores caracterizados de Simba, Nala e Rafiki também encantaram o público enquanto conectavam o momento vivido com a letra da canção, que diz: “É o ciclo sem fim que nos guiará, a dor e a emoção pela fé e o amor, até encontrar o nosso caminho neste ciclo, neste ciclo sem fim”.

Se despedindo do Colégio, David demonstrou gratidão à trajetória construída no Marista Roque. Em seu depoimento, ele também fez referência à história de “O Pequeno Príncipe”. “Acredito que cativei e fui cativado. Agradeço aos estudantes por serem nossa razão de existir. Agradeço às famílias por nos deixarem educar seus filhos. Agradeço a todos os educadores por vestirem a camiseta e juntos sermos cada vez mais fortes. Levo o Marista Roque no coração e a consciência do dever cumprido”, disse.

Continuidade da missão

Ao assumir o Colégio, Maurício afirmou em seu discurso que a transição não significa uma descontinuidade da gestão, e sim, melhoria de processos. “Com o coração carregado de entusiasmo, reconheço, cada vez mais, que somos atores sociais de grande responsabilidade, na medida em que nos colocamos à disposição de educar. Agora, é hora de olhar para frente, com os pés no presente e abrir as portas do futuro com muita audácia e esperança. Estamos juntos! Somos diferentes, mas complementares”, destacou.

Maurício é natural de Cachoeira do Sul, possui licenciatura em Educação Física pela Fundação Educacional do Vale do Jacuí, Cachoeira do Sul, Pós-Graduação em Informática Aplicada a Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e em Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), além de MBA em Gestão Educacional, também pela PUCRS.

É mestrando em Educação com ênfase em Gestão pela Fundação Universitária Ibero-americana, em Florianópolis. Na Rede Marista, já atuou como professor, supervisor de tecnologias educacionais e diretor dos Colégios Marista Medianeira e Marista Graças.