Consumidor poderá bloquear chamadas de telemarketing, a partir desta terça-feira

Começa a funcionar na terça-feira (16) o cadastro para bloqueio das chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações para quem quiser evitar essas ligações.
O site Cadastro Nacional Não Me Perturbe passará a receber o cadastro de telefones de quem não quiser chamadas das empresas Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Elas firmaram um acordo com a  ANATEL para não contatarem com proposta de venda os telefones informados.

O consumidor poderá bloquear as chamadas indesejadas tanto por operadora como por tipo de serviço — telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura. Conforme o site de O Globo, detalhes ainda serão acertados nesta segunda-feira, e não se sabe se todas as funcionalidades passarão a funcionar já na terça.

Desde que as empresas passaram a usar robôs para contatar potenciais clientes, a Anatel tem pressionado o setor para criar uma plataforma para limitar as insistentes ligações. O descumprimento do bloqueio feito via cadastro é passível de multas regulamentares da agência, que podem chegar a R$ 50 milhões, de acordo com a gravidade, informa O Globo.

Em pesquisa feita pela  Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em abril, 92,5% dos entrevistados diziam receber chamadas indesejadas. Na maioria dos casos (55,6%), não conseguiam identificar a empresa de origem. Os consumidores gaúchos também podem realizar bloqueio de ligações indesejadas no site do PROCOM-RS. O serviço Bloqueio de Telemarketing permite o cadastro de até três linhas por usuário para impedir chamadas
do gênero. O bloqueio ocorre até 30 dias após o pedido, que é gratuito.

 

 

fonte Gaúcha/ZH