Estado registra mais 3 casos de morte por Gripe, elevando para 15 em 2019

O Estado registrou mais três mortes por gripe, elevando o total de óbitos pela doença para 15 em 2019. Os novos casos de morte por H1N1 foram confirmados no boletim epidemiológico divulgado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

As vítimas mais recentes são uma mulher de 50 anos de São Francisco de Paula, um idoso de 82 anos de Passo Fundo e um homem de 37 anos de Porto Alegre, cidade que agora registra duas mortes pela doença este ano. A mulher e o idoso não haviam se vacinado contra gripe e tinham doenças crônicas. O morador da Capital havia se vacinado e não tinha registro de problemas de saúde — por isso, o caso é investigado pela Secretaria Estadual da Saúde.

O número de pessoas que contraiu gripe em 2019 também subiu, de 90 para 118. Na comparação com o mesmo período do ano passado, no entanto, a doença está menos letal — até a 27ª semana epidemiológica de 2018, haviam sido registrados 312 casos e 46 mortes por gripe.

O levantamento do Cevs aponta que, das 15 pessoas que morreram em decorrência da gripe, 12 tinham 50 anos ou mais. Deste total, 12 tinham pelo menos um fator de risco e apenas duas se vacinaram na campanha de imunização.

Mortes por gripe em 2019

– 10 por H1N1 (Influenza A);

– 3 por H3N2 (Influenza A);

– 1 por Influenza A não subtipado;

– 1 por Influenza B.

– Cidades: Porto Alegre (2), Três Coroas (2), São Francisco de Paula, Sapiranga, Barra do Ribeiro, Capão do Leão, Pinhal da Serra, Passo Fundo, Alegrete, São Gabriel, Santo Ângelo, Santa Rosa e Tramandaí.

 

 

 

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH