Prefeitura apresenta proposta para licitação do Transporte Coletivo Urbano de Cachoeira

A Prefeitura de Cachoeira do Sul apresentou na tarde desta terça-feira (9), em coletiva para a imprensa, o Projeto Operacional do Sistema de Transporte Coletivo do município. O próximo passo é a realização de uma audiência pública e após a publicação do edital, mas para esses dois procedimentos, não há prazo estabelecido. Pela manhã, foi a vez do Conselho Municipal do Transporte receber as informações da proposta.

Ônibus novos, com ar condicionado, aplicativo sobre horários e linhas, serviço padronizado e controle da Prefeitura, mas o preço sugerido para a passagem é de R$ 4,26 enquanto que hoje a tarifa está em R$ 3,70. O projeto técnico foi elaborado pela empresa Matricial Engenharia Consultiva com o apoio das equipes das secretarias de Administração, Obras (Setor de Trânsito), Gabinete, Jurídica.

Pelo projeto, estão previstos dois terminais a cargo da empresa vencedora da licitação. Uma ficará no Bairro Quinta da Boa Vista e outro na Fenarroz, no Bairro Carvalho. Paradas de ônibus serão um encargo da Prefeitura. “O valor sugerido da tarifa foi calculada no gasto de pessoal (61%), tributos (5%), sistemas embarcados (2%) e combustíveis (26%)”, disse o vice-prefeito.

Ele salientou que as pessoas podem levantar dúvidas sobre o valor máximo sugerido para a passagem, mas em contrapartida, o serviço a ser oferecido é moderno e de qualidade. O número de linhas será 13 (o atual é 12), mas os horários aumentarão passando de 1.325 para 1.340.

ATENÇÃO

– Segundo a Prefeitura, 37,9 Km das ruas percorridas pelos ônibus da empresa que realiza o transporte coletivo urbano na cidade, a Transporte Nossa Senhora das Graças, são asfaltadas, 32,9 Km são pavimentadas e sem pavimentação são apenas 10,3 Km.

– A proposta prevê: 34 ônibus (dois reservas) e 50% com acessibilidade

– A idade média dos coletivos: 6 anos e 10 anos no máximo

– Capacidade: 60 passageiros (sentados e em pé)

– Ar condicionado em 35% da frota em operação