Prefeitura de Novo Cabrais irá construir rede de água na Linha São João

A Prefeitura Municipal de Novo Cabrais, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, anunciou nesta sexta-feira (17) o investimento de mais de R$ 100 mil para implantação de uma rede de água na localidade de Linha São João, interior do município. O valor para a obra será totalmente com recursos próprios do Executivo. Na manhã desta sexta, o secretário Agnelo Machado se reuniu com o proprietário da área que será utilizada para captação da água que será distribuída para os moradores da região, o empresário Mateus Cerentini.

No encontro foram discutidos os detalhes da cedência da vertente, ajustes do trajeto da rede e como ela será implantada. Esse projeto foi planejado em 2014 ainda no governo do ex-prefeito Leodegar Rodrigues. Na época, a obra da nova rede seria atendida com recursos provenientes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), mas o projeto acabou sendo indeferido ao longo do desenvolvimento. Contudo, a administração não mediu esforços para atender a demanda antiga dessa comunidade e irá realizar a obra com recursos municipais.

O secretário de Meio Ambiente e Turismo, Agnelo Machado, destaca o compromisso da administração com esta comunidade e afirma que graças à soma de esforços da equipe da gestão municipal e dos moradores da Linha São João, finalmente o projeto sairá do papel. “Quando firmamos o compromisso com a comunidade sabíamos das dificuldades que enfrentaríamos para executá-lo, mas com a soma de esforços e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos, conseguimos viabilizar esse projeto que beneficiará mais de 60 famílias com água de alta qualidade”, ressalta Agnelo.

O prefeito André de Lacerda trata este projeto como uma prioridade do seu plano de governo e reafirma o compromisso com a população. “Fizemos tudo o que foi possível pra ultrapassar a burocracia e utilizar o recurso da Funasa. Como não foi possível neste ano, já garantimos no orçamento de 2019 os valores necessários para implantar 100% do projeto. Esse era um compromisso nosso com os moradores da Linha São João e que agora vamos conseguir cumprir”, conclui o prefeito.

O prefeito ressalta que o próximo passo agora será reunir os moradores da localidade atendida e divulgar o projeto com o cronograma de execução da obra. Ao longo da próxima semana a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, responsável pelo fornecimento de água no município, estará na comunidade convidando para uma reunião. O prefeito André se diz muito satisfeito em poder cumprir mais um objetivo do seu plano de governo para o desenvolvimento do município.

O secretário Agnelo destaca a importância das parcerias para a elaboração do projeto, que contou com auxílio do setor de engenharia da prefeitura, como também da Emater/RS-Ascar do município. Além disso, o secretário também ressalta a parceria entre o Executivo e a comunidade para a execução do mesmo. “É com esta forma que temos que trabalhar, pois o nosso objetivo é sempre o melhor para todos”, finaliza o titular da pasta de Meio Ambiente e Turismo.