Júlio de Castilhos terá parklet a partir deste domingo

Neste domingo (19) a Rua Júlio de Castilhos, no centro de Cachoeira do Sul, terá uma estrutura voltada para o lazer da comunidade. A iniciativa, que ficará até o dia 24 de maio, é da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Cachoeira), através do Laboratório de Mobilidade e Logística (Lamot), que instalará por seis dias um parklet, caracterizado como uma forma de promover a ampliação do espaço público, tornando as ruas mais amigáveis e proporcionando atividades cotidianas como rodas de chimarrão, área de leitura e descanso, fornecendo assim, melhor qualidade de vida para as pessoas.

A estrutura será montada em frente ao Hotel Guarany e será feita a partir de materiais reciclados como pallets doados pela Screw e Insul Telas, madeiras e pranchas da Prefeitura, assim como elementos ornamentais. De acordo com o professor Alejandro Padillo, coordenador do Lamot, a proposta é conscientizar à população sobre o uso democrático do espaço público urbano, mais voltado ao pedestre e ciclista e que promova o convívio mais sustentável entre as pessoas. O espaço será aproveitado também para divulgar as ações do Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeira do Sul, concluído recentemente.

Padillo ressalta que qualquer pessoa que passar pelo local é convidado a utilizar livremente o espaço. “É um local onde as pessoas podem se sentir à vontade para ler, descansar, conversar, tomar um chimarrão. Durante este período de experimento, a estrutura ficará disponível para ser utilizada a qualquer momento. Apenas os elementos ornamentais serão recolhidos à noite”, explica. Além da base e a cobertura, o parklet terá bancos para sentar, flores, plantas, e informações interativas sobre a iniciativa e o Plano de Mobilidade Urbana (diretrizes, princípios, ações). Durante todos os dias o grupo de trabalho estará no local dando informações sobre a iniciativa. A aceitação e o uso do parklet pela comunidade definirá se outros podem ser instalados na cidade, tanto por iniciativa pública ou privada.

ATENÇÃO

A atividade faz parte também da programação da Semana Acadêmica da Arquitetura e Engenharias da UFSM/Cachoeira.

 

Os apoiadores da iniciativa:

– Prefeitura de Cachoeira do Sul

– Screw

– Insul

– Hotel Guarany

– Italínea Morada Móveis Planejados

– Bella Floricultura

– Ucab