Educação fiscal é tema de seminário em Novo Cabrais

Estudantes, professores, autoridades públicas e profissionais da área fiscal estiveram reunidos no Centro de Eventos de Novo Cabrais, durante a terça-feira (7), para aprender sobre educação fiscal e cidadania. O encontro regional realizado pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e Secretaria da Educação; Grupo de Educação Fiscal (Gefe) e Prefeitura Municipal de Novo Cabrais, contou com duas palestras: uma com o tema do seminário e outra sobre o programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

Durante a abertura do encontro, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Valério Garcia, falou sobre a importância de educar os jovens e citou Nelson Mandela em seu pronunciamento. “A educação é a arma mais poderosa que nós temos para mudar o mundo”, disse. O secretário ainda lembrou dos cortes de verbas do governos federal no ensino público; ressaltou a importância de contribuir com os impostos e não sonega-los para o desenvolvimento dos municípios.

O prefeito André de Lacerda exaltou o trabalho da fiscal Paula Cerentini com os seminários, que visam educar os cidadãos, principalmente os jovens, pois eles são o futuro do município. “Não adianta a gente só cobrar soluções dos governos, se a gente aqui não faz as coisas corretamente. É um conhecimento que vem para o bem e para que nós como cidadãos façamos as coisas corretas”, afirmou o prefeito. O secretário de Meio Ambiente, Agnelo Machado, e a presidenta da Câmara de Vereadores, Ângela Dumke (PT), também estiverem no evento.

PALESTRAS

A primeira palestra foi realizada pelo Auditor-Fiscal da Receita Estadual (AFRE) e coordenador do Gefe/RS, Randal Guimarães. O palestrante abordou em sua conversa com os participantes, alguns conceitos com o intuito de formar cidadãos cientes da importância de pagar os impostos e quais os benefícios que isso traz para o contribuinte. O Gefe realiza no estado esse trabalho de prevenção da sonegação fiscal e uma das atividades são as palestras.

Já durante a tarde o evento se dirigiu ao Programa Nota Fiscal Gaúcha

A palestrante Ivanice Zanini Schultes, que é delegada adjunta da 8ª Delegacia da Receita Estadual (DRE), de Santa Maria, abordou a importância da população aderir ao programa e os benefícios que se pode ter ao participar, como sorteios mensais e também ajudar entidades assistenciais.