Primeiros três meses do ano tem o menor número de latrocínios da história do Estado

O primeiro trimestre de 2019 encerrou com um resultado expressivo para a Segurança Pública do Rio Grande do Sul no que diz respeito ao combate e na prevenção de um dos crimes de maior gravidade: o número de registros oficiais de latrocínios no Estado foi o menor em toda a série histórica de indicadores criminais, que teve início em 2002. Entre janeiro e março deste ano, foram 16 ocorrências de roubos com morte*. A menor marca anterior (17) ocorreu no primeiro ano do monitoramento.

Os 16 casos do trimestre representam uma queda de 23,8% frente aos 21 ocorridos em 2018 no mesmo período. Na Capital, também houve retração considerável, de 80%, passando de cinco latrocínios nos três primeiros meses do ano passado para um caso em 2019* – marca que não era alcançada desde 2012.

Na comparação mensal, os roubos com morte também diminuíram. Em todo o Estado, a queda foi de 37,5%, com oito casos em março de 2018 e cinco no mês passado, o menor índice desde 2011, quando haviam sido quatro latrocínios. Na Capital, em igual recorte, a retração foi de 66,7%: de três ocorrências para uma, o menor número desde 2012, quando não houve registro desse tipo de crime no terceiro mês do calendário.