Dia Internacional da Mulher: Professora e recicladora são as homenageadas do ano em Cachoeira

A Câmara de Vereadores homenageou, na sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, realizada na noite desta quarta-feira (13), a presidente do Siprom (Sindicato dos Professores Municipais), Josie Rosa, e a funcionária da Cocari (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores Solidários de Cachoeira do Sul) Terezinha de Jesus de Freitas. A solenidade, prevista no Regimento do Legislativo, integra as atividades realizadas no município durante o mês de março alusivas à data.

Na tribuna, os vereadores destacaram o trabalho e aspectos da história de cada uma das homenageadas. Após o pronunciamento dos parlamentares, Terezinha de Jesus de Freitas, emocionada, agradeceu na tribuna o reconhecimento de seu trabalho. “Obrigada a todos. Quero agradecer, também, a Deus pelo trabalho na Cocari e pelas outras coisas. Eu faço faxina, trabalho cortando grama, capinando”, resumiu.

Na sequência, Josie Rosa destacou a extensa atuação das professoras. “É com grande alegria que recebo essa homenagem, a qual estendo a todas as mulheres do nosso município, em especial, às mulheres da nossa categoria que, além de professoras, nas escolas desempenham vários outros papéis: são mães, pais, irmãs, psicólogas, amigas, agentes de saúde. De sexo frágil não têm nada. Muitas levantam muito cedo, cumprem uma jornada de até 60 horas pegando transporte, estão sempre correndo e quando terminam sua jornada ainda desempenham suas outras muitas atividades. Enfim, mulheres guerreiras, dedicadas que cumprem com afinco suas muitas funções e muitas vezes, inclusive, funções que não são as suas”.

A presidente do Siprom também destacou o significado da homenagem para a categoria que representa. “Finalizo meu discurso salientando minha satisfação em receber esse homenagem e pode-la dividir com minhas colegas professoras. Este título representa o respeito e a consideração que o Legislativo tem para conosco. Veio em boa hora para elevar nossa autoestima, pois nos últimos meses o que mais reivindicamos é respeito e valorização para com os professores. Esse título nos enobrece e nos enche de coragem. Senhores vereadores, senhoras vereadoras, tenho certeza que a categoria jamais esquecerá esse Legislativo”.

Presenças

Além dos vereadores, participaram da solenidade as secretárias municipais e Governo, Necki Decker, e de Educação, Ana Margarete Vivian Machado; a ex-vereadora Ani Frey e representantes da UAB/Cachoeira do Sul, da 24ª CRE, da Brigada Militar, da Associação de Aposentados e Pensionistas, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, do Sindisaúde, da Diocese, da OAB/Subseção Cachoeira do Sul, das Coordenadorias Municipais da Mulher e da Igualdade Racial, dos Conselhos Municipais da Cultural e da Educação, do Arquivo Histórico, do Compahc da Casa da Amizade, da APAE e dos Rotarys Club Integração, Club Zona Alta e Arrozais.