Estado: 2% da área de arroz já foi colhida

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, a cultura da soja está 2% na fase madura, 62% em enchimento de grãos, 26% em floração e 10% se encontra em desenvolvimento vegetativo, o que corresponde às áreas implantadas mais tarde. Concluída a implantação da cultura, foi iniciada a colheita nas primeiras áreas das regiões da Fronteira Noroeste e Missões. A cultura está com bom desenvolvimento e os rendimentos estão variando de 30 a 55 sacas por hectare nas primeiras áreas colhidas.

As boas condições meteorológicas ocorridas na semana, especialmente em relação à insolação, favoreceram a cultura do arroz, que está em enchimento de grãos na maior parte das lavouras, chegando aos 42%. E que também já apresenta evolução na colheita na Fronteira Oeste e região Central do estado, chegando aos 2% da área do RS, estimada em 693.538 hectares.

Na região Sul, onde ainda não há áreas em colheita, a lavoura se encontra predominante em enchimento de grãos, com 52% da área nesta fase; 43% estão em floração e os 5% restantes ainda em desenvolvimento vegetativo. Nessa região, agricultores retomam o otimismo em relação à expectativa de produtividade e produção, em razão da melhora nas condições do clima, com mais luminosidade e permanência das temperaturas altas.