Governador anuncia Claudio Coutinho como novo presidente do Banrisul

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (14), que Claudio Coutinho será o novo presidente do Banrisul. Em entrevista coletiva no Palácio Piratini, Leite ressaltou que a escolha de Coutinho para o cargo é estratégica para os planos do governo, já que o economista tem uma trajetória que une conhecimento sobre os setores público e privado.

“Consideramos o banco importante para a economia do RS e a nossa escolha da nova diretoria leva em consideração o compromisso com o controle do Banrisul pelo governo do Estado, e a necessidade de sustentabilidade do negócio e tudo que está envolvido em termos de riscos. Isso exige uma gestão que dê competitividade no mercado e que dê segurança aos acionistas e, ao mesmo tempo, como um banco estatal, tem uma missão importante de ajudar no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Por isso, buscamos um nome que, ao mesmo tempo, atendesse a essa visão de mercado e o desenvolvimento do estado”, ressaltou o governador.

O novo presidente do banco destacou que atuará para reforçar as operações mais rentáveis do Banrisul, como a do varejo e de cartões, e que também dará atenção especial a três áreas. “Teremos um olhar diferenciado para aprofundar operações que já estão em desenvolvimento, mas que têm potencial para ampliação. Isso passa pelo incentivo ao financiamento de investimentos, principalmente na área de infraestrutura, apoio às exportações e ao agronegócio, sempre observando a rentabilidade e o risco condizentes ao banco”, explicou Coutinho.

O novo gestor do Banrisul acrescentou que sua missão passa pelo reforço das operações do banco em todas as regiões do Estado. “Estar nas menores cidades e por todos os cantos é uma das fortalezas do Banrisul e, por isso, nossa meta é nos mantermos perto, utilizando da tecnologia para sermos eficientes, mas sem deixarmos de estar presentes em todo o Interior”, acrescentou.

Claudio Coutinho é bacharel em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com ampla experiência no mercado, fundou e foi, durante 13 anos, CEO do Banco CR2 de Investimentos S.A., além de ter atuado em diferentes funções diretivas no Banco BBM S.A. Também foi diretor da área de Crédito e da área Financeira e Internacional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).