Devido ao crédito, cresce a venda de máquinas agrícolas em janeiro no País,

As vendas de máquinas agrícolas no país somaram 2,6 mil unidades no primeiro mês do ano — volume 64% superior ao do mesmo período de 2018, conforme divulgado ontem pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Apesar do aumento na comparação direta com janeiro, o resultado representa recuo de 40% em relação à dezembro. Os números comprovam a alta demanda por financiamento agrícola no País. Até 31 de janeiro, a busca por crédito somou R$ 5,8 bilhões em recursos do Moderfrota — principal linha de financiamento para compra de tratores e colheitadeiras do país, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

E a previsão para os próximos meses é de que os resultados continuem positivos, em razão do aumento da confiança do produtor em investir, projeção de uma boa safra de grãos e o receio de que os recursos terminem – conforme alerta feito pelas indústrias, que pedem a suplementação de mais de R$ 3 bilhões para fechar o ano safra sem dificuldades.