Sessão Solene dá posse aos novos deputados e instala a 55ª Legislatura na Assembléia Gaúcha
Em sessão solene no Plenário 20 de Setembro na tarde desta quinta-feira (31), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou a 55ª Legislatura (01/02/2019-31/01/2023) e deu posse aos 55 deputados eleitos e reeleitos. Na ocasião também ocorreu a eleição da Mesa Diretora para 2019-2020.
Indicado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conforme acordo pluripartidário firmado entre as bancadas, o deputado Luis Augusto Lara tornou-se o 67º presidente do parlamento gaúcho. Em seu primeiro pronunciamento como presidente, destacou que adotará planejamento estratégico para otimizar recursos financeiros e de pessoal, e que dará continuidade à estratégia de gestão compartilhada do Parlamento, trabalhando em conjunto com os próximos presidentes desta Legislatura para implantação de políticas de Estado. Como símbolo da sua proposta de uma gestão igualitária, fez seu pronunciamento da mesa da presidência e não da tribuna do plenário.
Mesa Diretora
Pluripartidária, a Mesa Diretora eleita para o ano legislativo 2019-2020 é composta pelos seguintes deputados: presidente: Luis Augusto Lara (PTB); 1º vice-presidente, Zilá Breitenbach (PSDB); 2º vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB); 1º secretário, Ernani Polo (PP); 2º secretário, Edegar Pretto (PT); 3º secretário, Luiz Marenco (PDT); 4º secretário, Sérgio Peres (PRB).
A chapa única apresentada, definida por acordo pluripartidário, e recebeu 49 votos favoráveis e cinco contrários – estes dos deputados da bancada do PSL, Capitão Macedo, Ruy Irigaray, Tenente-coronel Zucco e Vilmar Lourenço, e do PSOL, Luciana Genro.
Sessão Especial contará com presença do governador
Ao final da sessão solene, e já conduzindo os trabalhos como presidente da Assembleia, Luís Augusto Lara convocou os deputados para a próxima sessão plenária, na terça-feira (05/02), quando haverá a presença do governador Eduardo Leite para apresentação de mensagem ao Parlamento, seguida de sessão ordinária. A presença do governador na abertura dos trabalhos do ano legislativo é prevista na Constituição do Estado.