Cachoeira contará com Centro Integrado de Operações e Emergências (CIOPEs)

O Rio Grande do Sul contará com 31 centrais regionais de videomonitoramento, interligadas com a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os Centros Integrados de Operações e Emergências (CIOPEs) são centrais únicas de despacho e atendimento de ocorrências urgentes ou emergenciais, com atuação regional, vinculadas à SSP. Eles atuarão sob a coordenação do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI).

A intenção da SSP é que os sistemas de videomonitoramento do interior estejam interligados às 31 centrais regionais, que espelharão as imagens captadas pelas câmeras no DCCI. Dessa forma, será possível deslocar efetivo de outras localidades, em caso de necessidade de reforço policial.

Os CIOPEs serão instalados nos municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Gramado, Guaíba, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Sant’Ana do Livramento, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga, Soledade, Uruguaiana e Vacaria.

São membros permanentes dos CIOPEs: Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Superintendência dos Serviços Penitenciários e Corpo de Bombeiros Militar. Poderão integrar os CIOPEs, também, órgãos municipais de segurança, trânsito e defesa civil, bem como servidor público municipal especializado no atendimento pré-hospitalar móvel e prestação de socorro, mediante adesão do município ao SIM.