Usina Termelétrica de São Sepé será inaugurada nesta terça

A Usina Termelétrica de São Sepé, na Região Central do estado, será inaugurada às 10h desta terça-feira (18). Após a inauguração, haverá visita pelo complexo. A usina teve financiamento de R$ 35,2 milhões do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do total de R$ 48 milhões de investimento.

A usina irá gerar eletricidade por meio de queima da casca de arroz, uma fonte de energia renovável, subproduto que costumava ser tratado como resíduo pelas indústrias arrozeiras. Para produzir energia, a usina utilizará mais de 70 mil toneladas/ano de casca de arroz, gerando 8 megawatts (suficiente para abastecer cerca de 31 mil domicílios, ou de 100 mil a 120 mil pessoas). Será capaz de atender, com folga, toda a cidade São Sepé, que tem cerca de 24 mil habitantes.

A usina, que é administrada pela Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento (Creral), já firmou contrato com beneficiadores de arroz da região para receber cascas do produto pelos próximos 25 anos. Com o início das atividades, foram criados 30 empregos diretos no município.