Policia Federal e Ibama fiscalizam uso de defensivos em propriedades rurais de Cachoeira

Agentes da Polícia Federal e servidores do Ibama deflagraram nesta quinta-feira (13), em Cachoeira do Sul, uma operação para fiscalização do uso de defensivos agrícolas em lavouras do município. O alvo foi uma propriedade rural situada na Porteira Sete, no interior.

Os policiais e fiscais vasculharam toda a propriedade. A um dos donos, foi informado apenas que tratava-se de uma fiscalização de rotina. Os proprietários acreditam que entre os focos da ação estivesse a busca por defensivos contrabandeados, o que não foi localizado, bem como nenhuma irregularidade foi constatada. “Nós estávamos longe da sede. Mulheres e crianças que estavam em casa ficaram em pânico”, contou o produtor rural responsável pela propriedade.

O agricultor entende que as autoridades deveriam concentrar o foco contra o livre ingresso de alimentos oriundos do Mercosul no Brasil, principalmente grãos, sem qualquer tipo de fiscalização. “Além de competir com o agricultor brasileiro, a entrada de alimentos estrangeiros põe em risco a segurança alimentar”, afirma o produtor rural.

Mais cedo, a movimentação das mesmas viaturas chamou a atenção no centro de Cachoeira do Sul.

 

 

fonte Milos Silveira/ Jornal O Correio