Dia Mundial de Luta contra a Aids terá teste rápido descentralizado nas ruas de Cachoeira

No dia 1º de dezembro (próximo sábado), quando é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a equipe do Ambulatório Vida da Secretaria Municipal da Saúde, estará em cinco pontos da cidade dando orientação e fazendo testagem rápida para diagnóstico de HIV. Junto com panfletagem, a equipe oferecerá o exame, onde o resultado sai no tempo entre 15 e 30 minutos.
Com apenas uma gota de sangue é possível fazer teste para sífilis, hepatite C, hepatite B e HIV. A testagem acontecerá das 9h às 17h. Esta será a primeira vez que a Secretaria Municipal da Saúde oferece esta descentralização do serviço. “Apesar de cada vez mais gente procurar este teste, há também muitos que ainda não o conhecem. Por isso decidimos levá-lo para pontos centrais e estratégicos da cidade”, frisa a coordenadora do Ambulatório Vida, Queli Medeiros .

Até agora, no ano de 2018, a região da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) registrou 54 casos de HIV, mesmo número registrado em 2017. Destes casos, 39 são de Cachoeira do Sul e 15 da região. Do total de pacientes da 8ª CRS, 32 são homens e 22 são mulheres. Hoje estão em tratamento na 8ª CRS um total de 630 pacientes, sendo 422 em Cachoeira do Sul (212 homens e 210 mulheres). Destes pacientes de Cachoeira, há uma criança de dois anos, uma de cinco anos e os demais têm entre 13 e 85 anos.

CAPACITAÇÃO – Nesta segunda e terça-feira (26 e 27) acontece uma capacitação aos aconselhadores, que são os profissionais que tem o contato e dão as orientações pré e pós o teste rápido. De acordo Queli, a capacitação e voltada para todos os profissionais que tem esta função e será também uma preparação para o trabalho do próximo sábado. “Esta capacitação é essencial pois temos novos profissionais atuando e também e necessário a frequente qualificação destes profissionais”, explica.

Importante

O Ministério da Saúde recomenda que cada pessoa sexualmente ativa deve fazer o teste de HIV pelo menos uma vez ao ano.

Os pontos de testagem rápida do próximo dia 1º

– Farmácia São João da Avenida Brasil (ao lado do Banrisul)

– Supermercados Rede Super (Avenida Brasil)

– Posto da 5 Esquinas

– Supermercados Imec (Centro)

– Orlando Plaza Shopping