Preço da gasolina deve continuar baixando

O preço da gasolina tende a continuar caindo nos próximos meses. A projeção é do economista João Fernandes, gestora de fundos Quantitas.

Fernandes faz o acompanhamento do repasse da queda dos preços internacionais para o valor cobrado pela Petrobras na refinaria. Usa como referência o preço da gasolina cobrado nos Estados Unidos.

– Como não temos capacidade de refino, a  Petrobras exporta petróleo e importa a mistura para a gasolina. Desde que mudou a política de preços, tem acompanhado o mercado internacional, mesmo que com certa defasagem – explica.

No caso na Quantitas , a projeção é feita para antecipar movimentos da Petrobras. Pela previsão atualizada pelo economista , o preço médio na refinaria em novembro ficará 21,9% menor do que em outubro, que já tinha registrado queda de 5,9%. Já para dezembro, é projetada queda de 12,9%.

Como sabemos, o repasse para bomba não ocorre no mesmo rítimo Usando como parâmetros variações anteriores, Fernandes projeta queda de 2,1% em novembro e 2% em dezembro.

– O valor da refinaria é apenas um dos componentes do preço na bomba. Fora que é o momento em que muitos postos de combustível usam para recuperar margens que ficaram pressionadas quando a Petrobras aumentava preços – analisa o economista.

fonte Gaúcha/Zh

Converse com a Fandango