Feira o Livro toma a Praça José Bonifácio

Iniciou na noite de segunda-feira e segue até o próximo domingo a 34ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul, que neste ano tem como patrono o escritor cachoeirense Sérgio da Silva Almeida.

A abertura da feira foi marcada por momentos de emoção e muitas palmas com a presentação da Orquestra Estudantil e Coro Juvenil do Instituto João Neves da Fontoura, seguida da apresentação do Grupo de Percussão Batucaí, da Apae e da intervenção cultural “A senhora verdade e a dona história”, com Rosane Rösing.

A diretora do Núcleo Municipal da Cultura, Josiani Knebel, ressaltou em sua fala os desafios enfrentados para tornar real mais uma edição da feira, mas também sobre a importância do evento para a comunidade. “É preciso investir em literatura como instrumento de educação e como fonte para a busca de valores para formar novas atitudes”, enfatizou a diretora.

O escritor Sérgio da Silva Almeida, relembrou a sua trajetória, desafios e conquistas ao longo de sua carreira como escritor. Ele contou ainda que depois de sete anos de trabalho dedicado a escrever o seu primeiro livro “Sucesso é viver na contramão do mundo”, seu computador foi roubado. Para não perder todo o material, ele firmou acordo com os assaltantes que, se devolvessem arquivo do livro, ele não registraria ocorrência. 21 dias depois ele recebeu a redação do livro em um CD. “Creio que um país que incentiva o porte de livros não precisa discutir o porte de armas”, frisou ele. Sérgio Almeida enumerou que até agora já teve 640 artigos publicados em mais de 100 diferentes cidades.

O prefeito Sérgio Ghignatti, ao declarar aberta a Feira do Livro, enfatizou que é justa a homenagem ao patrono Sérgio da Silva Almeida, que de fato vive este momento. “Me sinto honrado de ter como patrono da nossa feira, uma pessoa que honra além da família, a sua cidade natal”, justificou Ghignatti.

A programação da 34ª Feira do Livro conta ainda com oficinas, peças de teatro, apresentações artísticas e apresentações musicais.

34ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul

– Promoção

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul através do Núcleo Municipal da Cultura, Biblioteca Pública Municipal em parceria com a Chile Produções Culturais

– Apoio

Amicus

– Patrocínio

Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)

Arroz Rei Arthur-Dickow Alimentos.

Quem está na Feira do Livro

– Livraria Baldez

– Livraria Capitu

– Livraria Cordone

– Livraria Garatuja

– Livraria Espírita

– Livraria N Livro

– Paulinas

– Pepê Eventos

– Seixo-No-Ie

– UFSM

Fonte: Núcleo Municipal da Cultura