Programa de combate à violência escolar presente em 53 municípios

Representantes de 120 prefeituras e autoridades da Educação participaram, na manhã desta segunda-feira (8), de um encontro de capacitação promovido pelo programa “Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar” (Cipave). Criado em 2015, é o principal programa de combate à violência no ambiente escolar do Rio Grande do Sul, está presente nas 2,5 mil escolas da rede estadual e cada vez ganha mais força na rede municipal. O evento ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.
 “Já estamos presentes em escolas municipais de 53 cidades gaúchas, e com certeza esse número vai aumentar. Desde que começamos o trabalho de monitoramento e outras ações, os crimes têm diminuído”, informou a coordenadora da Cipave, Luciane Manfro.
Os secretários estaduais de Educação, Ronald Krummenauer, e Segurança Pública, Cezar Schirmer, prestigiaram a abertura do evento. “Acompanho de perto o programa Cipave e sei o quanto o projeto tem sido importante para a redução de crimes. Certamente, a partir dessa reunião, muitos municípios passarão a contar também com essa importante ferramenta de combate à violência”, elogiou Krummenauer.
Para o Secretário Schirmer, a Cipave vai além. “Boa parte da violência nas escolas, ou em qualquer lugar, começa na droga. Se combatesse só isso, o programa já seria importante. Porém, as Cipaves são muito mais que isso: o programa trabalha várias questões, como bullying e depredações, e as diminuições de crimes podem ser conferidas claramente”, continuou Schirmer.
Os representantes municipais foram capacitados para fazer a compilação de dados de crimes ocorridos dentro e no entorno da escola e, conseguindo assim dados para combatê-los da maneira mais adequada. E, ainda, receberam instruções para uso  do Baneville, jogo eletrônico que ensina boas ações aos alunos – sobretudo os do Ensino Básico – acessado via internet.
De acordo com a Secretaria de Educação, o game, lançado em abril deste ano, já conta com cerca de 23 mil participantes – para conferir e participar, basta acessar baneville.educacao.rs.gov.br.