Conferência debate a Educação no Rio Grande do Sul

A etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae/RS), fixada pelo Fórum Nacional da Educação (FNE), ocorre nos dias 30 de setembro e 1º de outubro na Casa de Música da Ospa, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari  em Porto Alegre. O evento contará com as mais importantes autoridades do Rio Grande do Sul no setor e encaminhará os novos rumos da Educação no Estado.
A inscrição é gratuita e deve ser feita até as 12h da próxima quinta-feira, 27, eletronicamente, no site www.educação.rs.gov.br – acesse a aba Serviços e Informações/Conae 2018.
A Conae está chegando à sua terceira edição e ocorre de quatro em quatro anos. Os documentos produzidos representam referências e expressam a síntese de todo um esforço de construção de teses e de busca de consensos sucessivos em relação à agenda educacional, tendo por método o diálogo plural e representativo.
Tais documentos traduzem, assim, o amadurecimento de toda a sociedade brasileira, civil e política, que se manifestaram e se submeteram ao debate qualificado e ao escrutínio público, nos diferentes níveis, explicitando suas distintas e diversas posições.
Foram as últimas conferências que possibilitaram, por exemplo, referências e diretrizes para o Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014.
” Desta forma, a conferência é uma grande oportunidade para que a sociedade acompanhe os rumos da educação, área onde há um consenso na sociedade sobre a sua extrema importância e prioridade para o futuro do Estado”, destacou o Secretário Estadual de Educação, Ronald Krummenauer.
Coordenado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), o processo é amplo, representativo e importante para a consolidação da participação social na definição dos horizontes da política educacional, com vistas à garantia do direito à educação em todo o território nacional, especialmente sob vigência do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado e sancionado sem quaisquer vetos
PROGRAMAÇÃO DA CONAE
Dia 30/09 (Domingo)
12h – Credenciamento
14h30 – Momento Cultural
14h50 – Abertura oficial
      – Leitura e aprovação do Regimento da CONAE/2018
        Drª Virgínia Bobsin Tietböhl – Assessora Jurídica SEDUC
        Drª Camila Lacerda – Assessora Jurídica SEDUC
15h30 – Conferência de Abertura
Tema: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Instituição, Democratização, Cooperação Federativa, Regime de Colaboração, Avaliação e Regulação da Educação.
Conferencista: Profª Maria Ester Galvão de Carvalho – Coordenadora do Fórum Nacional de
                            Educação e Álvaro Moreira Domingues Junior – Presidente do Fórum Nacional dos Conselhos
                           Estaduais de Educação
Coordenação de Mesa: Profª Sônia Veríssimo – Presidente do CEEd/RS
17h30min – Intervalo
18h– Colóquio e discussão sobre eixos temáticos:
Gestão democrática, qualidade e avaliação na educação, regime de colaboração e financiamento; Valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde (Eixos II, III, VII e VIII)
Conferencista: Prof Augusto Niche – Coordenador da Área de Educação & Cultura da
                           Universidade LaSalle e Profa. Sônia Veríssimo – Presidente do CEEd
Dia 01/10 (Segunda-Feira)
08h30 – Colóquio e discussão sobre os eixos temáticos:
Educação e diversidade: direitos humanos, justiça social e inclusão, acesso e permanência na educação; Políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação (Eixos IV, V e VI);
Conferencista:  Profª. Me. Patrícia Pereira – SMED/POA e  Dr. Jorge Luís Nicolas Audy – Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa – PUCRS
Coordenação de Mesa: Profª Dra. Sonia Mara Moreira Ogiba – UFRGS
13h30 – Plenária Final:
– Leitura do documento da CONAE 2018;
– Discussão temática a partir do documento;
Coordenador da Plenária: Maria Cristina Sandin Conrad/UNCME Adriana Santos/SEDUC Andréia Delgado/ACPM Federação
17h – Eleição dos Delegados que seguiram para a Conferência Nacional.
Coordenador da Eleição: Naime Pigatto -SINEPE/ Claudia Lima Gonçalves-ANEC / Eva Rosi Bueno Nunes/UNDIME
18h – Encerramento da CONAE Estadual 2018.
Converse com a Fandango