Ministério Público de Cachoeira realiza seminário sobre o Método APAC

Será realizado nos dias 28, 29 e 30 deste mês em Cachoeira do Sul o Seminário Intensivo de Estudos e Conhecimento sobre o Método APAC, promovido pelo Ministério Público do RS. O evento acontecerá na sede do Sindilojas e tem a participação da Ulbra e Associação do Ministério Público. As inscrições são gratuitas.

A solenidade de abertura será, às 19h, do dia 28 (sexta-feira) seguida do pronunciamento de autoridades. Às 20h30min tem palestra sobre A participação da comunidade na execução penal.

A programação do dia 29 (sábado) é a seguinte:

– 8h – O que é o seminário e os seus objetivos – condições para o êxito do curso

– 9h – Como nasceu o APAC

– 9h30min – Dupla função de pena – círculo vicioso

– 9h45min – APAC – definição – dupla finalidade

– 10h45min – Filosofia da APAC

– 11h – Estatística

– 12h – Almoço

– 14h – 12 elementos fundamentais do Método

– 17h – Testemunho e encerramento

Dia 30 (domingo)

– 8h – Decálogo da APAC

– 9h – Continuidade 12 elementos – projeção de filme – testemunho dos participantes

– 12h – Encerramento

 O QUE É O MÉTODO APAD

É a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados. Trata-se de uma é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, bem como socorrer a vítima e proteger a sociedade. Opera, assim, como uma entidade auxiliar do Poder Judiciário e Executivo, respectivamente na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade. Sua filosofia é “Matar o criminoso e Salvar o homem”, a partir de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do sentenciado.

A APAC é amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios, trabalhando com princípios fundamentais, tais como a valorização humana. E sempre tem em Deus a fonte de tudo.

O objetivo da APAC é gerar a humanização das prisões, sem deixar de lado a finalidade punitiva da pena. Sua finalidade é evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reintegração social.