Balsas do Rio Jacuí na rua Moron, só devem voltar a operar na segunda-feira

As balsas Deusa do Jacuí e Vitória, que fazem a travessia do Rio Jacuí durante o período em que a Ponte do Fandango está interditada para reforma, estão paradas devido a cheia do rio.

Nesta terça-feira (04) a tarde, o nível estava em 21,65 metros acima do nível do mar, o que representa 3,65 metros acima do seu nível normal. E, apesar do fim da chuva, o nível deve continuar subindo. De acordo com o encarregado da barragem e eclusa da empresa AHSul-Dnit, Oscar Rosa, o rio deve seguir subindo devido a liberação de um maior volume de água da Barragem de Dona Francisca, que reduz as atividades no final de semana e aumenta no início da semana, liberando mais volume de água. Por enquanto, segue em funcionamento a Balsa do São Lourenço.

A previsão é de que o Rio Jacuí deva começar a baixar a partir de sexta-feira, fazendo com que venha atingir um nível de segurança para travessia no domingo ou segunda-feira.

Uma das consequências da parada das balsas é que as cinco escolas que ficam ao outro lado do Rio Jacuí estão com as atividades suspensas até o retorno da prestação do serviço. Com isso, cerca de 450 alunos e 80 professores estão sem aula.