15ª Mostra de Educação Profissional da rede estadual, inicia dia 18 de setembro

A Secretaria Estadual de Educação, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suepro), está promovendo, entre os dias 18 e 27 de setembro, a 15ª Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional (MEP).  O encontro conta com a participação de 29.759 estudantes do Estado, de 160 instituições de ensino, e os finalistas tem a possibilidade de serem convidados para expor seus produtos em eventos de grande porte – alguns fora do Brasil.
 
Além disso, a MEP é acompanhada de perto por investidores que, muitas vezes, possibilitam que os produtos desenvolvidos pelos alunos ganhem o mercado. O evento ocorre de forma simultânea nos sete núcleos: Livramento, Gravataí, São Leopoldo, Erechim, Santa Maria, Ijuí e Palmeira das Missões.
 
Para o evento, as 29 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e a Divisão Porto Alegre (DPA) são divididas em sete núcleos. Cada núcleo pode ter até 40 trabalhos inscritos, que serão avaliados por voluntários – professores de universidades e escolas particulares, empresários e conhecedores do setor que fazem parte do corpo de jurados. Esse júri vai escolher os 1º e 2º lugares de cada um dos 11 eixos tecnológicos. 
 
 “A MEP é uma excelente oportunidade que os estudantes das escolas técnicas têm para demonstrar o desenvolvimento de suas capacidades, além de ser um incentivo aos futuros pesquisadores do país”, destaca o Superintendente da Suepro, Mauro Rosso.
 
No ano passado, as sete finais atraíram, juntas, público superior a 20 mil pessoas. Além do reconhecimento acadêmico, os vencedores de cada etapa recebem como bônus a inscrição para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec, uma das principais feiras de Ciência e Tecnologia da América Latina e realizada anualmente pela Fundação Liberato em Novo Hamburgo.