Provas do Encceja serão aplicadas neste domingo

As provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018) serão aplicadas neste domingo (5), em todo o Brasil. Os candidatos poderão consultar seu local de prova na página do participante, no portal do Encceja. É preciso informar o CPF e a senha do candidato para acessar. O cartão de confirmação informa o número de inscrição, data, horário, local de realização das provas, as áreas de conhecimento e nível de ensino, além das solicitações de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social, caso solicitados.
A recomendação do Inep é para que todos levem o cartão de confirmação no dia de aplicação do exame. As provas no turno da manhã serão aplicadas às 9h e as avaliações do turno da tarde começam às 15h30, mas os  candidatos devem chegar com antecedência, pois o fechamento dos portões ocorre 15 minutos antes do início.
O Encceja, pelo qual se pode obter a conclusão de ensino fundamental ou médio, é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. Para prestar o Encceja do Ensino Fundamental é preciso ter 15 completos até a data do exame. Para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos. O Encceja é organizado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), instituição vinculada ao Ministério da Educação. Conforme consta no portal do exame, os resultados serão divulgados pelo Inep a partir de novembro.
Provas do Encceja, neste domingo
Ensino fundamental:
Das 9h às 13h
Prova de ciências naturais e matemática
Das 15h30 às 20h30
Prova de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, história e geografia.
Ensino médio:
Das 9h às 13h
Prova de ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias.
Das 15h30 às 20h30
Prova de linguagens e códigos e duas tecnologias, redação, ciências humanas e suas tecnologias.
Atenção, candidato:
No dia do exame, os portões de acesso serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas do período da manhã, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para as provas aplicadas no turno da tarde, de acordo com o horário de Brasília.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o 10º dia útil seguinte ao dia da realização do exame, de acordo com o edital. Rescultados saem a partir de novembro.