Estado já registra 11 casos de Sarampo

Com a confirmação de mais um caso de sarampo em Viamão nesta sexta-feira (20), o Rio Grande do Sul chega a 11 registros da doença. Porto Alegre também teve aumento de casos, de cinco para oito, e ainda 11 sob investigação. Os outros dois registros são em São Luiz Gonzaga, nas Missões, e em Vacaria, na Serra.

Na Capital, os primeiros 5 casos  eram de integrantes da mesma família. Um deles viajou para Manaus, onde ocorre um surto de sarampo, e, ao retornar, contaminou os demais. Os outros casos no Estado não teriam relação com essa família e nem entre si.

 

A orientação dos órgãos de saúde é de que as pessoas busquem os postos para a vacinação. Todas as unidades de saúde possuem a vacina tríplice viral e as pessoas devem verificar a sua situação — quem já se vacinou não precisa fazer a imunização novamente, quem tem dúvidas pode receber as doses.

 A campanha nacional de vacinação, para estimular a imunização contra o sarampo e a poliomelite começa no dia 6 de agosto.

Os sintomas do sarampo são febre extrema, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite. Quem apresentar esses sintomas deve procurar atendimento médico.