29ª Abertura da Colheita do Arroz em 2019, será na cidade de Capão do Leão

Os trabalhos para a 29ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz já estão em andamento. O evento, organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), vai ocorrer de 20 a 22 de fevereiro de 2019 na sede da Embrapa Terras Baixas, em Capão do Leão (RS), próxima à Pelotas, e terá como tema “Matriz Produtiva – Atividade Diversificada, Renda Ampliada”, que vai discutir as oportunidades e cenários para a cultura do arroz e alternativas para aumentar a rentabilidade da lavoura.
Conforme o vice-presidente da Federarroz, Alexandre Velho, a escolha do local para a próxima edição passou por uma pesquisa com as empresas que tradicionalmente participam do evento. Informa também que a organização já está realizando melhorias no local. “A área da Embrapa já foi sistematizada e já foi colocado calcário para correção do solo. Estamos trabalhando fortemente na questão de estrutura e drenagem, além das melhorias do local. Pretendemos fazer um grande evento durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz”, ressalta.
Para o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, este é um dos principais eventos para a cadeia do arroz e será uma oportunidade de demonstrar o trabalho realizado pela entidade. “Esta Abertura da Colheita permite a abertura de um espaço institucional muito grande para quem sedia e acolhe o evento. É importante esta aproximação com os produtores e as lideranças do setor para que possamos cada vez mais mostrar o que fazemos em prol da sustentabilidade do setor arrozeiro, que é fundamental para a economia gaúcha”, observa.
A implantação das lavouras para o evento estão sendo feitas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Conforme o coordenador Regional do Irga na Zona Sul, André Matos, o trabalho seguirá um planejamento de implantação das culturas do arroz e da soja. “Iniciamos o preparo no mês de abril. A área se encontra com correção realizada e esperando a semeadura das vitrines tecnológicas que se iniciam no mês de setembro com o arroz e depois com a soja planejada para outubro”, explica.
O evento deve reunir as principais empresas e entidades do setor agropecuário brasileiro, trazendo inovações e tecnologias para a lavoura arrozeira, além de soja, milho e pastagens que estarão a mostra nas tradicionais vitrines tecnológicas. No próximo dia 4 de julho uma reunião entre as empresas participantes do espaço será realizada para apresentar o local e o planejamento da Abertura Oficial da Colheita do Arroz.
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective